sexta-feira, 27 de maio de 2016

De Lo - Debar para Jerusalém


      


              Muitas vezes em nossas vidas  experimentamos  em  algum momento  situações  que  geram  feridas  profundas em nossa alma. Feridas  estas  que  nos fazem  presos  a um  lugar  de  solidão  e de esquecimento. 
          Quem sabe você hoje não esteja vivendo um momento difícil em sua vida,  e  esteja  vivendo  dias  de  tribulações,  tristezas   e sofrimentos?  Ou  ainda esteja  como o  personagem da história que iremos ler, com  os  dois   pés  quebrados  e  sem  forças  para  continuar  a caminhada? As vezes isso acontece dentro de nossas casas, em nossa família, no trabalho ou até mesmo no casamento.
         Quero compartilhar a história de um homem que por muitos anos ficou esquecido numa cidade chamada Lo-Debar, mas que um dia o Rei lembrou-se dele e a história desse homem mudou completamente. É a história de Mefibosete, filho do príncipe Jônatas e neto do Rei Saul.
          Para entender essa história vamos começar por  I Samuel 18:1-4. Nestes versículos Davi e Jônatas fazem uma aliança porque ambos eram amigos e se amavam. Criou-se um grande laço de amizade entre os dois. No decorrer da história Jônatas é morto junto com seu pai em uma batalha entre filisteus e israelitas (I Samuel 31:2). Em sinal de tristeza Davi e seus homens rasgaram suas vestes quando souberam do acontecido. Davi chora a morte do amigo Jônatas.
         Em II Samuel 4:4 somos apresentados a Mefibosete, que com apenas cinco anos tornou-se aleijado devido a uma queda. A partir daquele momento a vida desse menino mudaria por completo. Ele não teria uma infância como a das outras crianças, órfão ele foi levado de onde morava para a cidade de Lo- Debar e ficou esquecido por lá  mesmo sendo filho do príncipe herdeiro.
          Muitos anos depois Davi lembrou-se da promessa que fizera a seu amigo Jônatas de ajudar sua família. ( II Samuel 9:1) Foi então que ao perguntar sobre a existência de alguém da família de Saul, falaram-lhe sobre Mefibosete. Davi manda buscá-lo em Lo-Debar. 
            Ao chegar diante de Davi, Mefibosete inclinou-se com rosto no chão. Era como um "cão morto". Esse homem não se considerava mais gente, não tinha nenhuma perspectiva de vida e nenhum esperança de mudar seu futuro. Achava-se sem valor. (II Samuel 9:8)
          Naquele momento Davi restitui tudo que pertencia à sua família e também determina que daquele dia em diante Mefibosete seria tratado como um de seus filhos, passando a comer à mesa de Davi. Mefibosete não imaginava que um dia viveria tudo isso em sua vida. Passou de "cão morto" em Lo-Debar a filho do Rei em Jerusalém.
            Da mesma forma Deus faz conosco. Por amor a Jesus, Deus nos tira de Lo-Debar, do lugar onde escondemos nossa vergonha, nossas tristezas, nossas decepções e mágoas, nossos medos e fracassos, frustrações, falta de esperança e fé. 
          Deus nos chama para morar em Seu palácio e deixar para traz tudo que vivemos em Lo-Debar. Lo-Debar já não é mais o nosso lugar. Ele nos oferece a Sua mesa, para que em sua presença, como filhos amados, comamos todos os dias. Comamos da Sua preciosa Palavra. Jesus já pagou o preço, sofreu em nosso lugar para que possamos ter acesso ao Pai sendo tratados como filhos.
            Mesmo esquecidos ou com os pés quebrados, precisamos ir ao encontro do Pai porque Ele preparou um banquete para nos receber em Jerusalém. Ele quer tratar nossas feridas e restituir tudo aquilo que perdemos no decorrer da nossa caminhada. 
           Saia de Lo-Debar e venha desfrutar de uma vida plena com o Rei Jesus.
"Se meu pai e minha mãe me abandonarem, o Senhor me acolherá." Salmos 27:10

3 comentários: