domingo, 10 de julho de 2016

Resgatando os valores dentro de casa

         Ao longo dos anos percebemos que valores importantes e essenciais para vida cristã acabaram perdendo seu valor em muitas áreas, na sociedade, dentro de nós, em nosso relacionamento com Deus, e até mesmo dentro das igrejas. Triste realidade! Valores estes que são primordiais para moldar nosso caráter, ajudar na criação dos filhos e cônjuge bem como conviver com o próximo. Encontramos na Bíblia, parábolas que relatam a importância de resgatar esses valores dentro de nós e também dentro da nossa família. 
  "Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida." Lucas 15:8,9
        Neste capítulo as três parábolas contadas por Jesus falam de algo que se perde e é reencontrado. Nesta parábola citada acima vemos uma perda que aconteceu dentro de casa. Uma moeda que valia cerca de um dia inteiro de trabalho. Podemos trazer essa parábola para nossas vidas como ensinamento, quando perdemos algo de valor dentro de nossa casa. Valores emocionais como: o respeito, o carinho, o amor, a paciência,a harmonia, etc. Como também valores espirituais como a oração, a fé, o temor a Deus e outros.
         Na parábola a mulher toma cinco atitudes para recuperar sua moeda. Podemos também utilizar essas atitudes para encontrar aquilo que perdemos dentro de nosso lar como também nosso relacionamento com Deus.
1- Acender a candeia- Não há como achar nada no escuro, por isso a mulher acendeu a candeia, ela buscou mais luz. Trazer à luz é expor o que estava oculto.
2- Varrendo a casa- A casa precisava de limpeza. A sujeira que havia podia esconder o que ela havia perdido. Não sabemos porque havia sujeira naquela casa. Muitas vezes acontece conosco, nos expomos demais as influências deste mundo e permitimos que  a sujeira dele entre em nossas casas e corações. Para encontrar algo que está perdido precisamos varrer a sujeira. 
3-Procurando com diligência- Aquela mulher procurou com dedicação, isso demonstra disposição de conserto, qualidade na busca. Deus não dá nada para quem não valoriza. Precisamos de empenho e dedicação para encontrar aquilo que está perdido.
4- Até encontrar- A mulher não foi só diligente, dedicada, ela também foi perseverante. Ela só parou de procurar quando encontrou sua moeda. Perseverança tem a ver com a duração da busca. Precisamos tanto da perseverança como precisamos da fé.
5- Alegria pública- Assim que reencontrou o que havia perdido, a mulher reuniu suas amigas para se alegrarem. O testemunho de restauração sempre animará outras pessoas. Tudo o que Deus nos dá precisa ser compartilhado com outros.

        Tomando para nossas vidas essas atitudes podemos regatar aquilo que havíamos perdido. E depois testemunhar a restauração com os outros que possuem as mesmas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário